A tradicional Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito de Ouro Preto, intitulada “A fé que canta e dança”, foi declarada patrimônio imaterial da cidade de Ouro Preto em 2019. Por conta da pandemia, neste ano a comemoração será restrita ao público, sem a participação dos grupos de congados de outras cidades. Em 2020, a festa reuniu cerca de 35 guardas de Congado, Moçambique, Caboclos e Catopés, além de Folias de várias regiões de Minas Gerais e algumas de fora do Estado, como Guardas do Estado de Goiás, atraindo multidões que desfilaram pelas ladeiras históricas de Ouro Preto, trajando vestimentas coloridas e cada uma carregando sua bandeira com as variadas cores, de acordo com o seu santo de devoção.
Mesmo com a pandemia, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito não podem ficar sem sua festa nas ruas. O evento vai acontecer entre os dias 3 e 10 de janeiro, com celebrações religiosas, oficinas, palestras, exibição de filmes, contação de histórias, entre outras atividades (veja programação completa no fim do texto). Destaque para as oficinas de toques de tambor com Maurício Tizumba, vivência com Sérgio Pererê, confecção de bonecas Abayomi (Símbolo de Resistência e Ancestralidade) com a Cia Rabisco e confecção de Gungas com Jorge dos Arturus da Comunidade Quilombola Arturus.
Kedison Guimarães, Capitão da Guarda de Moçambique, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e diretor de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Ouro Preto comenta que a festa terá público reduzido e sobre a importância de fazer as trocas de visitas para manter a tradição do Congado, que infelizmente não será possível para evitar aglomeração. “Durante todo o ano, as Guarda de Moçambique e Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, prestigiam as festas Honra a Nossa Senhora do Rosário nas cidades mineiras que mantêm a tradição e para também levar o nome da nossa cidade. Parte da divulgação de nossa festa, também é realizada via convites às guardas de congado de todo o país”, ressalta.
Para Katia Silvério, fundadora da Associação dos Amigos do Reinado (Amirei), a principal intenção é resguardar a memória de luta e resistência do negro, tudo isso dialogando com a questão da fé também. "É o momento de celebrar nossa resistência e resiliência, que mantiveram a cultura viva. Somos Reinadeiros, vivemos isso no dia a dia, e manter a tradição exige muita garra e vontade, ainda mais nestes tempos. A festa simboliza a renovação da fé e da esperança do negro. Passamos por tudo, desde a escravidão, mantendo firme a fé na Nossa Senhora do Rosário e em todo nosso Sagrado e Ancestralidade. Tiraram nossos ancestrais da África mas não tiram a África de dentro de nós continua pulsando", afirma.
Seguindo a tendência imposta pelo novo coronavírus, a programação será transmitida ao vivo pelo YouTube Amigos do Reinado: https://www.youtube.com/channel/UCSR8z5_FrqFAU58K616EQFQ. “Seguiremos todas as normas da Arquidiocese de Mariana e da Organização Mundial da Saúde, por isso convidamos todos aqueles que queiram prestigiar nosso evento para acompanhar através do nosso canal do youtube onde estaremos transmitindo o dia a dia da festa do reinado”, explica Kedison.
O evento é realizado pela Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia; Paróquia de Santa Efigênia do Alto da Cruz, Irmandade de Santa Efigênia; Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Tem patrocínio da Loja Chico Rei e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto (FUNPATRI).
Um pouco mais sobre a origem da Festa do Reinado
Segundo a tradição oral, ainda no século XVIII, depois de alforriado, Chico Rei, que havia sido rei no Congo antes de ser vendido como escravo, conseguiu alforriar seu filho e outros membros da nação, organizando-os em torno da Irmandade do Rosário e de Santa Efigênia.
No dia de Reis, 6 de janeiro, Chico Rei e sua família foram conduzidos em um grande Cortejo festivo pela irmandade e coroados na capela de Santa Efigênia. Após a coroação, ele e sua família desfilaram pelas ruas de Vila Rica, embaixo de um pálio e escoltados por uma guarda de moçambicanos. Estava assim criada a Festa do Reinado em Ouro Preto, posteriormente sendo reproduzida várias cidades de Minas Gerais.
Programação completa
A FÉ QUE CANTA E DANÇA
Patrimônio Imaterial de Ouro Preto-MG
Dia 03: Domingo – Abertura das Festividades
12h - Bênção ao Reinado.
19h – Missa e Bênção das Bandeiras
Local: Capela do Padre Faria
20h – Levantamento das Bandeiras de Nossa Senhora do Rosário,Santa Efigênia e São Benedito.
Local: Adro da Capela do Padre Faria.
(Por questões de segurança devido ao COVID-19 a celebração terá público limitado)
Dia 04: Segunda-Feira
14h - Oficina de Jongo – CIA Rabisco
Local:Casa de Cultura Negra
Nesta oficina as/os participantes vivenciarão alguns movimentos característicos desta dança que é praticada ao som de tambores, como o caxambu, que valoriza os enigmas cantados e possui profundo respeito aos seus ancestrais.
Duração: 1 hora e 30 minutos;
Vagas Limitadas - Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
Oficineira - Ana Claúdia Cristo - Graduada em Artes Cênica – Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP em 2019. Atriz formada pelo curso de Qualificação Profissional em Teatro pela Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI/ES em 2012. Integrou a equipe de bailarinos do “Grupo Rosários de Danças Populares” Ouro Preto, de 2015 à 2017.
19h - Lançamento da Coleção de Camisas pela Loja Chico Rei logo após Exibição Filme – Cavalo.
Envolvidos num processo artístico, sete jovens dançarinos buscam um mergulho em
suas ancestralidades.
Dir. Rafhael Barbosa, Wener Salles.
Local: Canal do Youtube – Amigos do Reinado
Dia 05: Terça-feira
14h - Confecção de Bonecas Abayomi – CIA Rabisco
Oficina de Criação de Abayomi - Símbolo de Resistência e Ancestralidade
Duração: 1 hora – Local Casa de Cultura Negra
Vagas: 10 - Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
Ao criar Bonecas Abayomi, além de exercitar sua criatividade, evoluir sua coordenação motora e reaproveitar materiais, cada criança poderá presentear uma pessoa querida. Uma Abayomi carrega em si carinho e generosidade, pois é criada para presentear alguém que se ama. As crianças entenderão ao relembrarmos as origens da boneca durante a oficina.
19h - Palestra “Ancestralidade, Fé, Resistência ” Através da Música, Arte e Educação nossos ancestrais deixaram memórias que nos faz sentir resistentes cada vez que ecoamos um canto.
Ridalvo – Dr. Em Letras pela UFMG – Com ênfase nos estudos das oralidades e performances, cantos e dançados de tradições negras.
Alex Rats – Antropólogo, Geografo e Poeta
Local: Canal do Youtube – Amigos do Reinado
Dia 6: Quarta-feira
15h – Contação de História – Título: Chico Rei - Galanga do Congo - CIA Rabisco
Duração - 30 minutos – Local Casa de Cultura Negra
Vagas – 10 - Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
19h – Palestra Arte e Educação
SANKOKA- Voltar ao Passado para ressignificar o Presente e Construir o Futuro.
Professora Dr. Kassandra Muniz , Professora Dr. Leda Martins.
Local: Transmissão Canal do Youtube – Amigos do Reinado
Dia 7: Quinta-feira
1º dia do Tríduo: “Os Louvores a Nossa Senhora devem nos levar a Cristo”
19h30 – Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa
Efigênia.
Local: Capela do Padre Faria
Dia 8: Sexta-feira
15h - Oficina toques de Tambor e Gunga
Oficineiro – Maurício Tizumba
Vagas Limitadas – Casa de Cultura Negra 12:00 às 17:00h
17h - Oficina – Vivência
Oficineiro Sergio Pererê
Público Alvo – Capitães de Congado
• Vagas Limitadas – Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
• (Por questões de segurança devido ao COVID-19 a oficina terá público limitado)
2º dia do Tríduo: “A devoção do Rosário de Maria alimenta a caminhada de Fé”
19h30 - Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa
Efigênia.
Local: Capela do Padre Faria
Dia 9: Sábado
14h - Oficina de Confecção de Gungas
Jorge dos Arturus - Comunidade Quilombola Arturus
• Vagas Limitadas – Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
• Por questões de segurança devido ao COVID-19 a oficina terá público limitado
3º dia do Tríduo: “Maria, mãe que acolhe em seu regaço. Mãe medianeira da Graça”
19h30 – Missa e encerramento do Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e
Santa Efigênia.
Local: Igreja Matriz de Santa Efigênia.
• Por questões de segurança devido ao COVID-19 a celebração terá público limitado
Dia 10: Domingo - Dia festivo
05h - Alvorada – Toque de Sinos.
15h- Missa Conga na Capela do Padre Faria.
16h – Descendimento das Bandeiras e encerramento.
A transmissão da missa será via Rádio Itatiaia e no Canal do Youtube – Amigos do Reinado.
Obs: Seguindo normas segurança conforme a OMS, Seguiremos todas as normas de higiene, segurança e prevenção exigidas
A tradicional Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito de Ouro Preto, intitulada “A fé que canta e dança”, foi declarada patrimônio imaterial da cidade de Ouro Preto em 2019. Por conta da pandemia, neste ano a comemoração será restrita ao público, sem a participação dos grupos de congados de outras cidades. Em 2020, a festa reuniu cerca de 35 guardas de Congado, Moçambique, Caboclos e Catopés, além de Folias de várias regiões de Minas Gerais e algumas de fora do Estado, como Guardas do Estado de Goiás, atraindo multidões que desfilaram pelas ladeiras históricas de Ouro Preto, trajando vestimentas coloridas e cada uma carregando sua bandeira com as variadas cores, de acordo com o seu santo de devoção.
Mesmo com a pandemia, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito não podem ficar sem sua festa nas ruas. O evento vai acontecer entre os dias 3 e 10 de janeiro, com celebrações religiosas, oficinas, palestras, exibição de filmes, contação de histórias, entre outras atividades (veja programação completa no fim do texto). Destaque para as oficinas de toques de tambor com Maurício Tizumba, vivência com Sérgio Pererê, confecção de bonecas Abayomi (Símbolo de Resistência e Ancestralidade) com a Cia Rabisco e confecção de Gungas com Jorge dos Arturus da Comunidade Quilombola Arturus.
Kedison Guimarães, Capitão da Guarda de Moçambique, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e diretor de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Ouro Preto comenta que a festa terá público reduzido e sobre a importância de fazer as trocas de visitas para manter a tradição do Congado, que infelizmente não será possível para evitar aglomeração. “Durante todo o ano, as Guarda de Moçambique e Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, prestigiam as festas Honra a Nossa Senhora do Rosário nas cidades mineiras que mantêm a tradição e para também levar o nome da nossa cidade. Parte da divulgação de nossa festa, também é realizada via convites às guardas de congado de todo o país”, ressalta.
Para Katia Silvério, fundadora da Associação dos Amigos do Reinado (Amirei), a principal intenção é resguardar a memória de luta e resistência do negro, tudo isso dialogando com a questão da fé também. "É o momento de celebrar nossa resistência e resiliência, que mantiveram a cultura viva. Somos Reinadeiros, vivemos isso no dia a dia, e manter a tradição exige muita garra e vontade, ainda mais nestes tempos. A festa simboliza a renovação da fé e da esperança do negro. Passamos por tudo, desde a escravidão, mantendo firme a fé na Nossa Senhora do Rosário e em todo nosso Sagrado e Ancestralidade. Tiraram nossos ancestrais da África mas não tiram a África de dentro de nós continua pulsando", afirma.
Seguindo a tendência imposta pelo novo coronavírus, a programação será transmitida ao vivo pelo YouTube Amigos do Reinado: https://www.youtube.com/channel/UCSR8z5_FrqFAU58K616EQFQ. “Seguiremos todas as normas da Arquidiocese de Mariana e da Organização Mundial da Saúde, por isso convidamos todos aqueles que queiram prestigiar nosso evento para acompanhar através do nosso canal do youtube onde estaremos transmitindo o dia a dia da festa do reinado”, explica Kedison.
O evento é realizado pela Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia; Paróquia de Santa Efigênia do Alto da Cruz, Irmandade de Santa Efigênia; Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Tem patrocínio da Loja Chico Rei e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto (FUNPATRI).
Um pouco mais sobre a origem da Festa do Reinado
Segundo a tradição oral, ainda no século XVIII, depois de alforriado, Chico Rei, que havia sido rei no Congo antes de ser vendido como escravo, conseguiu alforriar seu filho e outros membros da nação, organizando-os em torno da Irmandade do Rosário e de Santa Efigênia.
No dia de Reis, 6 de janeiro, Chico Rei e sua família foram conduzidos em um grande Cortejo festivo pela irmandade e coroados na capela de Santa Efigênia. Após a coroação, ele e sua família desfilaram pelas ruas de Vila Rica, embaixo de um pálio e escoltados por uma guarda de moçambicanos. Estava assim criada a Festa do Reinado em Ouro Preto, posteriormente sendo reproduzida várias cidades de Minas Gerais.
Programação completa
A FÉ QUE CANTA E DANÇA
Patrimônio Imaterial de Ouro Preto-MG
Dia 03: Domingo – Abertura das Festividades
12h - Bênção ao Reinado.
19h – Missa e Bênção das Bandeiras
Local: Capela do Padre Faria
20h – Levantamento das Bandeiras de Nossa Senhora do Rosário,Santa Efigênia e São Benedito.
Local: Adro da Capela do Padre Faria.
(Por questões de segurança devido ao COVID-19 a celebração terá público limitado)
Dia 04: Segunda-Feira
14h - Oficina de Jongo – CIA Rabisco
Local:Casa de Cultura Negra
Nesta oficina as/os participantes vivenciarão alguns movimentos característicos desta dança que é praticada ao som de tambores, como o caxambu, que valoriza os enigmas cantados e possui profundo respeito aos seus ancestrais.
Duração: 1 hora e 30 minutos;
Vagas Limitadas - Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
Oficineira - Ana Claúdia Cristo - Graduada em Artes Cênica – Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP em 2019. Atriz formada pelo curso de Qualificação Profissional em Teatro pela Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI/ES em 2012. Integrou a equipe de bailarinos do “Grupo Rosários de Danças Populares” Ouro Preto, de 2015 à 2017.
19h - Lançamento da Coleção de Camisas pela Loja Chico Rei logo após Exibição Filme – Cavalo.
Envolvidos num processo artístico, sete jovens dançarinos buscam um mergulho em
suas ancestralidades.
Dir. Rafhael Barbosa, Wener Salles.
Local: Canal do Youtube – Amigos do Reinado
Dia 05: Terça-feira
14h - Confecção de Bonecas Abayomi – CIA Rabisco
Oficina de Criação de Abayomi - Símbolo de Resistência e Ancestralidade
Duração: 1 hora – Local Casa de Cultura Negra
Vagas: 10 - Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
Ao criar Bonecas Abayomi, além de exercitar sua criatividade, evoluir sua coordenação motora e reaproveitar materiais, cada criança poderá presentear uma pessoa querida. Uma Abayomi carrega em si carinho e generosidade, pois é criada para presentear alguém que se ama. As crianças entenderão ao relembrarmos as origens da boneca durante a oficina.
19h - Palestra “Ancestralidade, Fé, Resistência ” Através da Música, Arte e Educação nossos ancestrais deixaram memórias que nos faz sentir resistentes cada vez que ecoamos um canto.
Ridalvo – Dr. Em Letras pela UFMG – Com ênfase nos estudos das oralidades e performances, cantos e dançados de tradições negras.
Alex Rats – Antropólogo, Geografo e Poeta
Local: Canal do Youtube – Amigos do Reinado
Dia 6: Quarta-feira
15h – Contação de História – Título: Chico Rei - Galanga do Congo - CIA Rabisco
Duração - 30 minutos – Local Casa de Cultura Negra
Vagas – 10 - Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
19h – Palestra Arte e Educação
SANKOKA- Voltar ao Passado para ressignificar o Presente e Construir o Futuro.
Professora Dr. Kassandra Muniz , Professora Dr. Leda Martins.
Local: Transmissão Canal do Youtube – Amigos do Reinado
Dia 7: Quinta-feira
1º dia do Tríduo: “Os Louvores a Nossa Senhora devem nos levar a Cristo”
19h30 – Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa
Efigênia.
Local: Capela do Padre Faria
Dia 8: Sexta-feira
15h - Oficina toques de Tambor e Gunga
Oficineiro – Maurício Tizumba
Vagas Limitadas – Casa de Cultura Negra 12:00 às 17:00h
17h - Oficina – Vivência
Oficineiro Sergio Pererê
Público Alvo – Capitães de Congado
• Vagas Limitadas – Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
• (Por questões de segurança devido ao COVID-19 a oficina terá público limitado)
2º dia do Tríduo: “A devoção do Rosário de Maria alimenta a caminhada de Fé”
19h30 - Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa
Efigênia.
Local: Capela do Padre Faria
Dia 9: Sábado
14h - Oficina de Confecção de Gungas
Jorge dos Arturus - Comunidade Quilombola Arturus
• Vagas Limitadas – Inscrições – Casa de Cultura Negra – 12:00 às 17:00 h
• Por questões de segurança devido ao COVID-19 a oficina terá público limitado
3º dia do Tríduo: “Maria, mãe que acolhe em seu regaço. Mãe medianeira da Graça”
19h30 – Missa e encerramento do Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e
Santa Efigênia.
Local: Igreja Matriz de Santa Efigênia.
• Por questões de segurança devido ao COVID-19 a celebração terá público limitado
Dia 10: Domingo - Dia festivo
05h - Alvorada – Toque de Sinos.
15h- Missa Conga na Capela do Padre Faria.
16h – Descendimento das Bandeiras e encerramento.
A transmissão da missa será via Rádio Itatiaia e no Canal do Youtube – Amigos do Reinado.
Obs: Seguindo normas segurança conforme a OMS, Seguiremos todas as normas de higiene, segurança e prevenção exigidas