(31)991609001
radiorealfmoficial radiorealfmoficial youtube
Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Programação
  • Notícias
  • Vagas de emprego
  • Contato

  • Quem Somos
  • Eventos
  • Programação
  • Notícias
  • Vagas de emprego
  • Contato
radiorealfmoficial radiorealfmoficial (31)991609001
Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
Lançamento do documentário "Memórias da Estação de Engenheiro Corrêa" marca reta final da restauração
O documentário resgata a história da ferrovia em Minas Gerais a partir de entrevistas com antigos ferroviários e moradores


Foto Ane Souz

Publicado em 24/11/2025 - 20:06

No último dia 22 de novembro, Engenheiro Corrêa, distrito de Ouro Preto, recebeu a estreia do documentário Memórias da Estação de Engenheiro Corrêa, uma produção da Macaca Filmes que integra o projeto de Restauração da Estação Ferroviária do distrito. A exibição aconteceu no Salão Paroquial e reuniu moradores, autoridades e representantes das instituições envolvidas na ação. Os participantes ainda puderam ver a estação como estava antes da restauração por meio de óculos de realidade virtual.

O documentário resgata a história da ferrovia em Minas Gerais a partir de entrevistas com antigos ferroviários e moradores, além de imagens e registros do acervo documental e fotográfico da região. Após a sessão, os participantes realizaram uma visita guiada às obras de restauração da Estação, que se aproxima de sua fase final e tem inauguração marcada para 14 de dezembro.

Durante o evento, Gilson Martins, Diretor da Holofote Cultural e Coordenador-Geral da Restauração, destacou a importância do trabalho realizado. “Celebramos mais uma etapa importante deste processo de preservação da memória de Engenheiro Corrêa. Cada detalhe carrega a história deste lugar e de seus moradores. Seguimos firmes no propósito de preservar, educar e inspirar por meio do patrimônio que nos representa”, afirma.

A vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, natural de Engenheiro Corrêa, emocionou-se ao falar da realização de um sonho antigo da comunidade. “Vocês estão nos presenteando com a restauração da estação, um sonho da minha mãe e de tantos outros moradores. Ver essa estação restaurada é uma conquista coletiva, feita com muito carinho e acolhimento”, ressalta.

Representando o Grupo Herculano, patrocinador master do projeto, Renata Mendes agradeceu o envolvimento das instituições e da comunidade. “A obra exige cuidado e respeito pela história de cada pedra e tijolo. Agradecemos à Prefeitura de Ouro Preto, à Holofote Cultural e à comunidade, que nos recebe com tanto carinho. É um presente poder contribuir com a cultura e a vida deste lugar.”

O lançamento do documentário reforça o compromisso com a preservação da memória ferroviária e valoriza a identidade histórica do distrito, celebrando uma etapa decisiva rumo à entrega final da Estação restaurada. A Restauração da Estação Ferroviária de Engenheiro Corrêa conta com patrocínio master do Grupo Herculano e patrocínio do Grupo J. Mendes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com gestão da Holofote Cultural e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

 

Compartilhar:

Álbum de Fotos

Outras notícias
Ver todas +

Ouça onde e quando quiser
Ouça todos os podcasts
Principais
Festival Uaimií reúne cultura, gastronomia e natureza em dia de celebração na Ecopousada Serra Verde
23/06/2026
Festival Uaimií reúne cultura, gastronomia e natureza em dia de celebração na Ecopousada Serra Verde
Principais
Comunidade de Engenheiro Corrêa terá acesso a diversos serviços gratuitos na próxima sexta
17/06/2026
Comunidade de Engenheiro Corrêa terá acesso a diversos serviços gratuitos na próxima sexta
Principais
Festival Uaimií promove grande festa junina gratuita na Ecopousada Serra Verde, em Acuruí, neste sábado (20)
15/06/2026
Festival Uaimií promove grande festa junina gratuita na Ecopousada Serra Verde, em Acuruí, neste sábado (20)




Lançamento do documentário "Memórias da Estação de Engenheiro Corrêa" marca reta final da restauração
O documentário resgata a história da ferrovia em Minas Gerais a partir de entrevistas com antigos ferroviários e moradores

No último dia 22 de novembro, Engenheiro Corrêa, distrito de Ouro Preto, recebeu a estreia do documentário Memórias da Estação de Engenheiro Corrêa, uma produção da Macaca Filmes que integra o projeto de Restauração da Estação Ferroviária do distrito. A exibição aconteceu no Salão Paroquial e reuniu moradores, autoridades e representantes das instituições envolvidas na ação. Os participantes ainda puderam ver a estação como estava antes da restauração por meio de óculos de realidade virtual.

O documentário resgata a história da ferrovia em Minas Gerais a partir de entrevistas com antigos ferroviários e moradores, além de imagens e registros do acervo documental e fotográfico da região. Após a sessão, os participantes realizaram uma visita guiada às obras de restauração da Estação, que se aproxima de sua fase final e tem inauguração marcada para 14 de dezembro.

Durante o evento, Gilson Martins, Diretor da Holofote Cultural e Coordenador-Geral da Restauração, destacou a importância do trabalho realizado. “Celebramos mais uma etapa importante deste processo de preservação da memória de Engenheiro Corrêa. Cada detalhe carrega a história deste lugar e de seus moradores. Seguimos firmes no propósito de preservar, educar e inspirar por meio do patrimônio que nos representa”, afirma.

A vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, natural de Engenheiro Corrêa, emocionou-se ao falar da realização de um sonho antigo da comunidade. “Vocês estão nos presenteando com a restauração da estação, um sonho da minha mãe e de tantos outros moradores. Ver essa estação restaurada é uma conquista coletiva, feita com muito carinho e acolhimento”, ressalta.

Representando o Grupo Herculano, patrocinador master do projeto, Renata Mendes agradeceu o envolvimento das instituições e da comunidade. “A obra exige cuidado e respeito pela história de cada pedra e tijolo. Agradecemos à Prefeitura de Ouro Preto, à Holofote Cultural e à comunidade, que nos recebe com tanto carinho. É um presente poder contribuir com a cultura e a vida deste lugar.”

O lançamento do documentário reforça o compromisso com a preservação da memória ferroviária e valoriza a identidade histórica do distrito, celebrando uma etapa decisiva rumo à entrega final da Estação restaurada. A Restauração da Estação Ferroviária de Engenheiro Corrêa conta com patrocínio master do Grupo Herculano e patrocínio do Grupo J. Mendes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com gestão da Holofote Cultural e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

 


Compartilhar:

Principais
Festival Uaimií reúne cultura, gastronomia e natureza em dia de celebração na Ecopousada Serra Verde

23/06/2026
1 2 3 4
Principais
Comunidade de Engenheiro Corrêa terá acesso a diversos serviços gratuitos na próxima sexta

17/06/2026
1 2 3 4
Principais
Festival Uaimií promove grande festa junina gratuita na Ecopousada Serra Verde, em Acuruí, neste sábado (20)

15/06/2026
1 2 3 4
Principais
Câmara de Ouro Preto busca esclarecimentos sobre alterações com a duplicação da BR-356 via Rota da Liberdade

10/06/2026
1 2 3 4

Ouça onde e quando quiser
Ouça todos os podcasts




logomarca
(31) 3551-0412
contato@real.fm.br
radiorealfmoficial Youtube realfmoficial radiorealfmoficial
(31)99160-9001
Logomarca
(31) 3551-0412
contato@real.fm.br
radiorealfmoficial Youtube realfmoficial radiorealfmoficial

Ouça ao vivo
(31)99160-9001

©2026 | Desenvolvido por Masterix Sistemas
©2026 | Desenvolvido por Masterix Sistemas