Por Maria Letícia
Após a regressão de Ouro Preto à Onda Vermelha, a cidade voltou a ser aberta ao turismo, podendo os hotéis, bares e restaurantes funcionarem com até 50% da sua capacidade. A Prefeitura de Ouro Preto, junto a Secretaria de Turismo, incentiva o turismo consciente com a campanha “Turismo Legal”, através das redes sociais.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, explica que a ideia da campanha "Turismo Legal" sugriu com a intenção de estimular um comportamento respeitoso de quem visita a cidade:
"Ouro Preto entra na terceira semana após passar para a Onda Vermelha do Minas Consciente. Uma onda com restrições, mas que permite flexibilização e retomada de comércios, hotéis e restaurantes. Para esse período sério e importante de retomada, todos os serviços e empresas passaram por ajustes e adequações de acordo com os protocolos sanitários vigentes na pandemia, mas só isso não basta. É fundamental a participação e cooperação da população e turistas para que sempre usem máscara, mantenham distanciamento social, evitem aglomerações desnecessárias, lembrando que existe lei municipal com previsão de multa para a desobediência da ordem. A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio criou a campanha: “Turismo Legal: Turista Legal” , com a intenção de estimular um comportamento elegante e respeitoso por quem nos visita. Está campanha foi um dos principais fatores que permitiu Ouro Preto sair da Onda Roxa".
O turismólogo e atual secretário de governo, Felipe Guerra, dá recomendações aos turistas:
“Nós estamos em meio a uma pandemia, ainda na onda vermelha, que é uma onda muito restritiva e um sinal de alerta está sempre ligado. O site da prefeitura, Instagram, a mídia, alerta para que o turista use sempre a máscara, ele está sendo lembrado que não usa máscara ou preto é crime, passível de multa. Usar o álcool gel, respeitar os distanciamentos necessários, evitar grupos grandes de turistas em Ouro Preto. Os meios de turismo estão todos preparados, museus, as igrejas, os meios de transportes turísticos, com distanciamento necessário, com volume mínimo de pessoas, utilizando do serviço e obviamente todos de máscara. Esses equipamentos turísticos todos estão com álcool gel em todos os receptivos e as saídas e sempre com campanhas de conscientização. Lembrando a importância que é o turista pra Ouro Preto, mas é que a importância da vida é muito maior.”
Confira os atrativos turísticos que estão abertos à visitação neste período:
Lembrando que a reabertura dos estabelecimentos ainda exige cuidados extremos, distanciamento social e atendimento restrito.
Por Maria Letícia
Após a regressão de Ouro Preto à Onda Vermelha, a cidade voltou a ser aberta ao turismo, podendo os hotéis, bares e restaurantes funcionarem com até 50% da sua capacidade. A Prefeitura de Ouro Preto, junto a Secretaria de Turismo, incentiva o turismo consciente com a campanha “Turismo Legal”, através das redes sociais.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, explica que a ideia da campanha "Turismo Legal" sugriu com a intenção de estimular um comportamento respeitoso de quem visita a cidade:
"Ouro Preto entra na terceira semana após passar para a Onda Vermelha do Minas Consciente. Uma onda com restrições, mas que permite flexibilização e retomada de comércios, hotéis e restaurantes. Para esse período sério e importante de retomada, todos os serviços e empresas passaram por ajustes e adequações de acordo com os protocolos sanitários vigentes na pandemia, mas só isso não basta. É fundamental a participação e cooperação da população e turistas para que sempre usem máscara, mantenham distanciamento social, evitem aglomerações desnecessárias, lembrando que existe lei municipal com previsão de multa para a desobediência da ordem. A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio criou a campanha: “Turismo Legal: Turista Legal” , com a intenção de estimular um comportamento elegante e respeitoso por quem nos visita. Está campanha foi um dos principais fatores que permitiu Ouro Preto sair da Onda Roxa".
O turismólogo e atual secretário de governo, Felipe Guerra, dá recomendações aos turistas:
“Nós estamos em meio a uma pandemia, ainda na onda vermelha, que é uma onda muito restritiva e um sinal de alerta está sempre ligado. O site da prefeitura, Instagram, a mídia, alerta para que o turista use sempre a máscara, ele está sendo lembrado que não usa máscara ou preto é crime, passível de multa. Usar o álcool gel, respeitar os distanciamentos necessários, evitar grupos grandes de turistas em Ouro Preto. Os meios de turismo estão todos preparados, museus, as igrejas, os meios de transportes turísticos, com distanciamento necessário, com volume mínimo de pessoas, utilizando do serviço e obviamente todos de máscara. Esses equipamentos turísticos todos estão com álcool gel em todos os receptivos e as saídas e sempre com campanhas de conscientização. Lembrando a importância que é o turista pra Ouro Preto, mas é que a importância da vida é muito maior.”
Confira os atrativos turísticos que estão abertos à visitação neste período:
Lembrando que a reabertura dos estabelecimentos ainda exige cuidados extremos, distanciamento social e atendimento restrito.